Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Da nomeação à inventariança por nota cartória

há 7 anos

É cediço que o espolio enquanto pessoa jurídica de direito precisa para estar em juízo e fora dele eivado de representação, da figura do inventariante, todavia existem diversas duvidas quanto a legitimidade para representação do espólio sem a existencia de termo de inventariança judicial, por exemplo, quando existe um procedimento de inventário extra judicial em andamento.

Por vezes os herdeiros e demais interessados tem duvida de como o espólio pode ser representado sem a necessidade da abertura de um inventário judicial para que daí adviesse um termo de inventariante a outorgar poderes ao inventariante para representar o espólio, esta aí a questão o espólio pode através de nota cartoraria, ou seja de escritura pública, eleger um representante do espólio para que não necessite de judicializar o procedimento para que o espólio passe a ter um representante.

Basta portanto que seja feita uma escritura de nomeação à inventariança, termo este que goza de presunção absoluta para representar o espólio em qualquer instancia e que pode ser adotado nos procedimentos necessários ao processamento do inventario extra-judicial, bem como demais hipoteses de representação do espolio. Fica a dica

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1003
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/da-nomeacao-a-inventarianca-por-nota-cartoria/433618504

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

prezado Dr.Leonardo Aragao, é muito bom esta orientação . continuar lendo